Imprensa

Crises respiratórias aumentam mais de 40% nos dias frios

Academia Brasileira de Rinologia lança campanha pela respiração nasal

Dias mais frios do que no início do ano, tempo seco e mudanças rápidas na temperatura. Essas são as características mais comuns do outono, estação que teve início no último dia 20. As condições climáticas deste período afetam, principalmente, a respiração, resultando em alergias, sinusites e resfriados. Nos dias mais frios do ano, as crises respiratórias aumentam em cerca de 40%.

A Academia Brasileira de Rinologia (ABR), que lançou na semana passada a campanha informativa “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”, tem o objetivo de esclarecer a população sobre o impacto da respiração nasal na qualidade de vida. “Desejamos conscientizar a população da importância da respiração ser realizada de forma correta, e isso se inicia pelo nariz desobstruído”, explica o presidente da ABR e otorrinolaringologista, Renato Roithmann. Quem tiver interesse pode obter mais informações através do site da Academia (www.rinologia.org.br) e da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor” (www.respirepelonariz.org.br). Os laboratórios AstraZeneca, Bayer, Libbs e sanofi-aventis apóiam a iniciativa da ABR.

Um dos temas abordados é a alta incidência de doenças nasais nas épocas mais frias do ano. Entre as afecções mais comuns estão a gripe, os resfriados, as rinites e as sinusites, doenças que causam a obstrução nasal e dificultam a respiração correta.

Além do já citado clima seco, outro vilão para a respiração é o ácaro, que marca presença nas roupas e cobertores, até então esquecidos nos armários. A rápida mudança nas temperaturas também contribui para o surgimento de gripes e resfriados. De acordo com o Roithmann, as pessoas devem sempre manter o corpo quente. “Os conselhos da avó devem ser sempre levados a sério: é preciso ter cuidado, por exemplo, com a friagem”, informa o médico.

Gripe x resfriado x rinite

Bastam alguns espirros para que as famosas crenças populares entrem em cena. A avó diz que é gripe. Para a mãe, é um resfriado, enquanto o tio garante que a causa do problema é a rinite. Qual deles está certo?

Por terem sintomas semelhantes, apesar das causas diferentes, é comum que as pessoas se confundam na hora de “pré-diagnosticar” o problema. Com isso, aumenta o risco do consumo inadequado da medicação, além do atraso no início do tratamento correto. Veja abaixo as características destes distúrbios respiratórios:

Resfriado:
O resfriado é causado pelo rinovírus. Possui sintomas leves e, geralmente, o tratamento é rápido. O sintoma predominante do resfriado é a obstrução nasal e são raros os casos em que o paciente apresenta febre ou dores musculares.

Gripe:
A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza. Os sintomas desta moléstia são mais fortes do que os apresentados no resfriado. Os infectados apresentam febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e obstrução nasal. O ciclo da doença dificilmente ultrapassa dez dias, tempo que varia conforme o sistema imunológico do paciente. Para o tratamento da gripe, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. O uso de antialérgicos e antitérmicos deve ser administrado conforme orientação médica.

Rinite alérgica:
A rinite é uma inflamação do revestimento interno do nariz. “As rinites se caracterizam por quatro sintomas básicos: nariz entupido, secreção nasal, espirros e coceira no nariz”, informa Roithmann. Os sintomas são manifestados logo após alguns minutos do contato com o alérgeno (substância que provoca a alergia). Ao contrário da gripe e do resfriado, os pacientes não apresentam desconfortos como dores musculares e de cabeça, febre e indisposições. Para o tratamento deste tipo de alergia, é indicada a limpeza do ambiente, para que sejam tirados os agentes causadores da alergia. Como nem sempre esta limpeza é possível, o tratamento medicamentoso (que inclui vacinas) consiste na imunização do paciente.

Rinite: prevenção começa em casa

Cuidados pessoais:   


Informações para a imprensa:

Renata Cintra

Sintonia Comunicação Empresarial
Assessoria de Imprensa

renata@sintonia.com.br
Fone: (11)3542-0472 • (11)3542-5264
Rua Teodoro Sampaio, 1.765, conj.143 • Pinheiros • SP • 05405-150
www.sintonia.com.br

 

Apoio:

ABORL GSK
@Sintonia Comunicação