Imprensa

É gripe, sinusite, ou rinite alérgica?

Tire a dúvida e previna-se para aproveitar bem o inverno

O tempo seco e frio e as constantes mudanças na temperatura são algumas características do inverno que contribuem para o surgimento de diversas doenças respiratórias. A ordem é tirar cobertores, mantas, luvas, cachecóis dos armários, e se preparar para a mudança do tempo. O alto índice de doenças respiratórias nesta época do ano sempre gera confusão quanto ao tipo de doença a se tratar. Quando chega o primeiro espirro, uma dúvida logo vem à cabeça. Gripe, sinusite ou rinite alérgica? Para esclarecer essa questão, confira abaixo as dicas que a Academia Brasileira de Rinologia (www.rinologia.org.br) preparou para tirar de vez suas dúvidas.

Resfriado

É causado pelo rinovírus, que pode ser adquirido através do contato do vírus com o revestimento interno do nariz. Isto acontece quando alguém contaminado entra em contato com alguém não contaminado e transmite o vírus, através do uso de objetos (quando, por exemplo, o contaminado utiliza um objeto como um copo ou colher, utilizado em seguida por alguém não contaminado), ou do toque (situação bastante comum é a do filho contaminado que através do toque ou do beijo no rosto da mãe, passa o vírus para ela). Os sintomas mais comuns são secreção nasal, voz anasalada, rouquidão e dores de cabeça. Os sintomas provocados pelo rinovírus usualmente são leves e não ultrapassam 7 dias.

Gripe

É uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza, que se espalha muito facilmente pelo ar e que produz sintomas bem mais intensos que o resfriado comum. Quando a pessoa com gripe espirra ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas pelo ar, prontos para contaminar outra pessoa que os inalar.  O vírus Influenza possui diversos “revestimentos” que se modificam constantemente.  Isto faz com que o organismo tenha dificuldade de se defender. A pessoa com gripe apresenta febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e obstrução nasal.  O ciclo da doença dificilmente ultrapassa dez dias, tempo que varia conforme o sistema imunológico do paciente. Para o tratamento da gripe, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos.  O uso de descongestionantes nasais, analgésicos e antitérmicos deve ser administrado conforme orientação médica.  Deve ser evitado o uso de antibióticos sem orientação médica.

Sinusite

Ocorre quando existe comprometimento dos seios da face (cavidades ocas e cheias de ar que todas as pessoas apresentam).   A sinusite costuma ocorrer conjuntamente com os quadro virais (resfriado comum e gripe) e resolve espontaneamente na maioria dos casos em até 10 dias.  Os sintomas mais marcantes são a obstrução e a congestão nasal, pressão e dor na face e nos dentes superiores, alteração do olfato e secreção nasal de cor variável.  Além disto pode aparecer tosse e mau hálito.   O tratamento costuma ser o mesmo das gripes.  Contudo, quando os sintomas ao invés de melhorar, pioram a partir do 4º – 5º dia, ou quando persistem por mais de 10 dias, pode ser indicação de complicação por bactéria.  Nestes casos, pode ser necessário a utilização de medicamentos mais específicos receitados pelo médico.  Em alguns casos os sintomas persistem mesmo com diversos tratamentos médicos.   A avaliação do otorrinolaringologista é muito importante neste momento.

Rinite alérgica

É uma inflamação no revestimento interno do nariz e se caracteriza por quatro sintomas básicos: nariz entupido, secreção nasal tipo água de torneira, espirros e coceira no nariz. Os sintomas são manifestados minutos após o contato com o alérgeno (substância que provoca a alergia) e ocorrem nos 2 lados do nariz. Ao contrário da gripe, do resfriado e da sinusite, os pacientes não apresentam desconfortos como dores musculares, febre ou indisposições.  Os sintomas pode ocorrer de forma intermitente ou serem persistentes de acordo com o tipo de agente causador (ex: pó caseiro e pêlo da animais produzem rinite persistente; pólen produz rinite intermitente). Para o tratamento da rinite alérgica, é indicada a limpeza do ambiente, para que sejam retirados os alérgenos.  Além disto, é necessário tratamento medicamentoso durante as crises e também preventivo.  Alguns casos podem requer vacinas (imunoterapia) e cirurgias nasais (ex: cirurgia dos cornetos nasais).  Deve ser evitado o uso de gotas nasais descongestionantes pois geram dependência química.

Proteja sua casa da Rinite

Cuidados pessoais

Sinal/Sintoma

Rinite alérgica

Resfriado

Gripe

Sinusite por
bactéria

Duração da doença

Varia

Menos de 10 dias

Menos de 10 dias

Mais de 10
Dias

Corrimento nasal

Tipo água de torneira

Fluido, aguado ou espesso esbranquiçado

Fluido, aguado ou espesso esbranquiçado

Espesso,
Amarelo-
esverdeado

Febre

Não

Eventualmente

Sim

Sim

Dor de cabeça

Eventualmente

Eventualmente

Sim

Sim

Dor nos dentes superiores

Não

Não

Eventualmente

Sim

Dor no corpo, irritabilidade, fadiga

Não

Não

Sim

Sim

Mau hálito

Não

Não

Não

Eventual

Tosse

Eventualmente

Eventualmente

Sim

Eventual

Congestão nasal

Eventualmente

Sim

Sim

Sim

Espirros

Espirros em seqüência

Sim

Sim

Eventual


Campanha defende respiração correta

Preocupados com a saúde respiratória da população, os médicos da Academia Brasileira de Rinologia lançaram oficialmente no início de junho deste ano a campanha “Respire Pelo Nariz e Viva Melhor”, com o objetivo de orientar e alertar a população sobre as vantagens de se respirar bem pelo nariz e os perigos que a respiração incorreta pode causar à saúde, além de esclarecer as principais dúvidas sobre os cuidados com a respiração nasal. A campanha disponibiliza também um site (www.respirepelonariz.org.br) onde estão descritas as ações de toda a campanha, dicas para cuidar bem da respiração e palestras informativas com os especialistas. Entre as afecções mais comuns tratadas nas palestras e dicas estão gripe, resfriado, rinite e sinusite, ronco e apnéia do sono, alterações do olfato e doenças que causam a obstrução nasal e dificultam a respiração correta. Os laboratórios AstraZeneca, Bayer, Libbs e Sanofi-Aventis apóiam a campanha da Rinologia.


Informações para a imprensa:

Renata Cintra

Sintonia Comunicação Empresarial
Assessoria de Imprensa

renata@sintonia.com.br
Fone: (11)3542-0472 • (11)3542-5264
Rua Teodoro Sampaio, 1.765, conj.143 • Pinheiros • SP • 05405-150
www.sintonia.com.br

Apoio:

ABORL GSK
@Sintonia Comunicação