Evento realizado pela Academia Brasileira de Rinologia orienta população sobre a importância da respiração nasal para a saúde e bem-estar

Um nariz gigante será atração na Cidade das Crianças, no Parque do Flamengo, entre os dias 20 a 22 de Maio. “Cuide do Seu Nariz” é uma exposição inédita e itinerante realizada pela Academia Brasileira de Rinologia (ABR). O Rio de Janeiro é a primeira cidade a receber o evento.

A superestrutura inflável e em alto relevo permite aos visitantes conhecer com detalhes o nariz humano, sua fisiologia básica e as principais doenças que podem afetá-lo. “A ideia é chamar a atenção das pessoas para a importância da respiração nasal, tema proposto pela campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”, realizada desde 2008 pela ABR.”, explica o Dr. João Teles Junior, otorrinolaringologista e coordenador do evento.

O nariz gigante possui cerca de 5,5 metros de altura por 12 metros de largura e 15 metros de comprimento, e será organizado em duas alas, sendo a entrada pela narina esquerda - apresentando a fisiologia de um nariz saudável, e a saída pela narina direita – mostrando as afecções mais comuns do nariz: como as doenças respiratórias, o desvio de septo, o ronco e apneia do sono.

A exposição lúdica conta também com palestras de otorrinolaringologistas, numa tenda chamada “Cine Saúde”, que explica como a respiração acontece e porque é tão importante que ela seja feita pelo nariz e não pela boca. Além disso, o público é alertado sobre os principais problemas que acometem as vias respiratórias superiores, os sintomas que podem evidenciar alterações da saúde nasal e as melhores formas de prevenção. Também estão programados testes de aroma, equipe de entretenimento e distribuição de folhetos.

De acordo com o Dr. Leonardo Sá, otorrinolaringologista e coordenador da exposição “Esta exposição promovida pela Academia Brasileira de Rinologia tem como objetivo primordial a conscientização da população sobre as funções exercidas pelo nariz, seios paranasais, e, principalmente, o papel primordial que exerce na respiração”. Há quatro anos a campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor” orienta e leva informações à população através dos principais especialistas no assunto. Além dos médicos, figuras públicas como o treinador da seleção masculina de vôlei Bernardinho e o apresentador Marcos Mion também já colaboraram com a causa.

A proposta da ABR é que o evento seja itinerante e percorra várias cidades de todo o país. “Os municípios que estiverem interessados em receber a exposição ‘Cuide do Seu Nariz’, poderão entrar em contato com a nossa assessoria de imprensa”, afirma o Dr. Nilvano de Andrade, presidente da Academia.

O público estimado para os três dias de evento é de cerca de 7,5 mil pessoas.“Cuide do Seu Nariz” estará aberto para visitação entre os dias 20, 21 e 22 de Maio, das 9h às 17h na Av. Praia do Flamengo - altura do número 100, no Parque do Flamengo, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

Voltar


Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação