Saiba quais as diferenças entre resfriados, gripes e alergias

Gripe

O resfriado tem um caráter mais inflamatório com dor de garganta e coriza. É causado por mais de 200 tipos de vírus e raramente provoca febre e dores musculares. Já a gripe é causada pelo vírus Influenza, tem sintomas mais fortes do que o resfriado, produzindo manifestações intensas como febre alta, dores no corpo, indisposição e obstrução nasal, explica a Dra. Francini Pádua, otorrinolaringologista da ABR.Nos dois casos, o ciclo da doença não ultrapassa dez dias.

“A rinite alérgica é uma inflamação do revestimento interno do nariz e os sintomas têm início minutos após o contato com o alérgeno (substância que provoca a alergia), na maior parte das vezes, poeira doméstica e ácaros. O que dificulta o diagnóstico da doença é que nem sempre as pessoas identificam a causa de suas queixas”, informa a otorrinolaringologista. Geralmente ignorados, os sintomas da rinite se prolongam e o processo se complica. A freqüente congestão nasal obriga a pessoa a respirar pela boca, o que provoca desconforto na garganta, voz anasalada, sono agitado e ronco. 

A rinite alérgica também pode propiciar o aparecimento de outros quadros infecciosos como sinusite, amigdalite, faringite e otite.

Tratamento- Nos casos de gripes e resfriados, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. Analgésicos e antitérmicos podem ser administrados com orientação médica. “A vacina contra a gripe reduz os riscos de contaminação em até 89% e mantém seu efeito por um ano. No entanto, é necessário ressaltar que, apesar da vacina, algumas pessoas podem ficar gripadas, embora os sintomas sejam mais fracos, semelhantes aos de um resfriado”, esclarece a especialista.

O tratamento da rinite tem início quando se estabelece a causa. Muitas vezes, apenas manter-se afastado do alérgeno já é suficiente para eliminar o problema. Como nem sempre é possível o afastamento total, como no caso da poeira domiciliar, a alternativa é ministrar medicamentos que reduzam a inflamação e controlem os sintomas. Dependendo da intensidade dos sintomas, é indicado o uso de vacinas, a chamada imunoterapia.
Voltar

Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação