Alergias de Verão: Saiba como preveni-las e tratá-las

 

A estação mais esperada do ano se aproxima. O sol, o calor, a diversão e toda a liberdade que os meses de férias podem trazer vêm junto com as expectativas mais calorosas para passar um verão incrível, ou ao menos parte dele. O tempo, apesar de favorável à diversão, pode não ser tão recomendado para a saúde. A temperatura instável e a inversão térmica são alguns dos fatores que fazem este período não ser dos melhores para a saúde. Também são de praxe, de dezembro a fevereiro, as festas de fim de ano e comemorações diversas, onde os excessos podem causar muitos danos à saúde. Aquela dor de cabeça, nariz coçando, olhos lacrimejando ou ainda a voz rouca e falha são sinais importantes, e procurar um otorrinolaringologista é o melhor a se fazer, pois estes sintomas, ao contrario do que se ouve por aí, não são “normais para a estação”.
                De acordo com o otorrinolaringologista Silvio Bettega, da ABR (Academia Brasileira de Rinologia), as regiões com clima temperado são as mais maléficas para a saúde. “O clima seco e a maior concentração de poluentes favorecem o aparecimento das alergias, principalmente a rinite alérgica”, diz Bettega. A rinite alérgica, apesar de assemelhar-se à gripe em seus sintomas, tem mecanismos e causas diferentes. Ao contrário da gripe, causada por vírus, a rinite alérgica é causada por uma inflamação no revestimento interno do nariz, e os sintomas aparecem quando o paciente entra em contato com o alérgeno. Outro sério problema da estação são os exageros com bebidas geladas, que podem prejudicar seriamente a garganta. “Devemos evitar gelado. A rouquidão, um dos sintomas mais importantes para detectar problemas de laringe, deve ser considerada, pois é como se fosse um “alarme” de nosso corpo, pedindo para procurarmos ajuda médica”, alerta o também otorrinolaringologista Jeferson Sampaio D´Ávila, presidente da ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz).

                Como forma de alertar sobre esses males, os médicos da ABR e ABLV elaboraram uma lista de cuidados básicos para curtir as festas com saúde e segurança.  Confira:

               
Os médicos da ABR e da ABLV ainda alertam: todas as orientações acima podem e devem ser seguidas, mas ao verificar qualquer sintoma, recomenda-se a consulta ao seu médico otorrinolaringologista de confiança. Só ele, através de um exame, saberá exatamente o que lhe dizer sobre a sua alteração respiratória e/ou vocal.

 

Sobre a ABLV
A ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz) é uma sociedade médica que reúne otorrinolaringologistas especializados em laringologia em todo o Brasil. Preocupada com a voz da população brasileira, com o descaso ante aos primeiros sintomas de anomalias vocais e com o alto índice de doenças da voz, como a laringite, o nódulo, o pólipo, a leucoplasia e o câncer de laringe, o mais grave entre todos, a ABLV lançou há dez anos a Campanha Nacional da Voz que alerta e orienta a população através de suas mensagens e informações dentre as ações da campanha. Em 2003 a Campanha da Voz ganhou o mundo através do reconhecimento de diversas entidades internacionais e atualmente Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá, Estados Unidos e diversos outros países organizam as ações internacionais da campanha.
Para saber mais sobre a ABLV, acesse: www.ablv.com.br

 

Sobre a ABR

Preocupados com a saúde respiratória da população, os médicos da Academia Brasileira de Rinologia lançaram oficialmente no início de junho deste ano a campanha “Respire Pelo Nariz e Viva Melhor”, com o objetivo de orientar e alertar a população sobre as vantagens de se respirar bem pelo nariz e os perigos que a respiração incorreta pode causar à saúde, além de esclarecer as principais dúvidas sobre os cuidados com a respiração nasal. A campanha disponibiliza também um site (www.respirepelonariz.org.br) onde estão descritas as ações de toda a campanha, dicas para cuidar bem da respiração e palestras informativas com os especialistas. Entre os assuntos tratados nas palestras e dicas estão gripe, resfriado, rinite e sinusite, ronco e apnéia do sono, alterações do olfato e doenças que causam a obstrução nasal e dificultam a respiração correta. A ABR também lançou com exclusividade a TV Respire Pelo Nariz, um canal onde é possível assistir a uma palestra com orientações do Dr. Renato Roithmann, presidente da ABR, quanto à respiração saudável. Para conhecer a TV, basta clicar aqui. Os laboratórios AstraZeneca, Bayer, Libbs e Sanofi-Aventis apóiam a campanha da Rinologia.
Voltar


Apoio:

ABORL GSK
@ Sintonia Comunicação